Avaliação Institucional

Aos Docentes, Discentes e Servidores Técnico-administrativos da Universidade, A UEMG está implementando no ano de 2016 um novo projeto de Avaliação Institucional. A Comissão Própria de Avaliação – CPA/UEMG produziu algumas alterações no processo de autoavaliação, tendo em vista a necessidade de realização de processo avaliativo da Instituição como um todo. Desta forma, no período de 11 a 31 de maio de 2016, representantes dos corpos Docente, Discente e Técnico-administrativo, estarão participando de amplo processo avaliativo, respondendo questionários nos quais foram contempladas as dimensões propostas pelo SINAES que servem de parâmetro para a autoavaliação institucional, cujos resultados servirão para subsidiar ações de planejamento da gestão acadêmico-administrativa.

Desta forma são importantes alguns esclarecimentos, por ser este um momento propício para a consolidação da Avaliação Institucional da UEMG e para o aprofundamento dos instrumentos avaliativos para os próximos anos.

De acordo com o SINAES (2004), o processo de autoavaliação deve ser conduzido respeitando-se as peculiaridades e especificidades de cada Unidade Universitária, com monitoramento dos diferentes instrumentos, informações e disponibilidades, e pautando-se numa metodologia que respeite os princípios indicados na legislação, a saber:

O processo de avaliação institucional adotado pela UEMG inclui métodos de coleta e análise de dados, abordagens qualitativas e quantitativas. Os dados serão coletados, analisados e armazenados de modo a oferecer oportunidade de acompanhamento de séries históricas dos indicadores de avaliação.

A coleta dos dados é realizada através de: busca de informações nos documentos, registros institucionais e sistemas acadêmicos da Universidade (PDI, Relatórios CEE/MG, GIZ-Ensino, SIGA-Pesquisa e Extensão) e aplicação dos questionários de avaliação para toda a comunidade acadêmica: docentes, discentes e servidores, em relação às dez dimensões descritas no SINAES.

Os questionários para as categorias docente, discente e administrativo serão aplicados nos períodos de 11/05/2016 a 03/06/2016.